You are currently viewing Boas práticas em vídeo chamadas

Boas práticas em vídeo chamadas

Uma das coisas boas que a quarentena nos trouxe foi a criatividade.
Muitos improvisaram em suas vídeo chamadas com o que tinham em casa: abajur, luminárias com estilos variados, até lâmpadas de natal.

Os streammers e gamers mais engajados, já tinham de pronto seus headsets gamers, os fotógrafos e vídeomakers sacaram de suas bolsas alguma luz contínua de led para gravar entrevistas, já os vlogers, fizeram bom uso do kit de iluminação para youtubers que compraram há pouco tempo atrás, na onda dos subs.

Mas será que todo esse esquema ainda será necessário?
A resposta é sim, cada vez mais.

Segundo pesquisas, a tendência do Home Office irá continuar até meados de junho de 2021. A maior parte das empresas economizaram bastante em aluguéis comerciais e infra estrutura, além do bem estar dos funcionários com a possibilidade de trabalhar em casa em horários mais flexíveis e não perder tempo no trânsito ou se arriscar em transporte coletivo até o local de trabalho.

O trabalho remoto requer comunicação não só com a equipe, mas com clientes também. No caso, uma boa transmissão de imagem sem ruídos e com um áudio claro, faz toda a diferença.

A necessidade da presença digital de todos, acelerou um processo que muitos não estavam preparados. Todos nós corremos para aprender a criar sites, refazer portfolios, e fazer cursos online para encarar este novo mercado que ficou ainda mais competitivo. Daqui pra frente, não tem mais desculpas: aquele que quiser trabalhar remotamente precisa ter um equipamento decente e um local para produzir.

E falando em marketing digital, os vídeos são um dos segredos do sucesso. E por incrível que pareça, não é todo mundo que tem familiaridade com câmeras. É claro que os mais fotogênicos, principalmente aqueles que publicam diariamente em suas redes sociais, possuem noções básicas de fotografia.

Já que a galera tem bastante dinheiro para comprar celulares de última geração, então façam o uso correto deles e seus recursos, não é verdade?

Primeiro, arrume o local onde será realizada a vídeo conferência. Neste caso, verifique todos os detalhes, desde aquele bibelô cafona da estante até a blusa em cima do sofá. Nada escapa. Local limpo e arrumado.

Segundo, a posição que você deve ficar em dias de sol, é contra luz, ou seja, você deverá ficar de frente para a janela e sua câmera a favor da luz.
No caso de ser um ambiente escuro, a noite por exemplo, instale uma lâmpada de led potente no teto. Se você preferir, pode brincar com outras luminárias menores atrás de você, não precisa ser um carnaval, apenas para realçar certos cantos da imagem.

Terceiro, feche portas e janelas e cortinas para filtrar os ruídos externos. Sei que há lugares que praticamente pode ser impossível, por isso, seja criativo e programe-se para evitar interferências.

Quarto, faça uma gravação de teste com o próprio programa de câmera do seu notebook ou celular e revise o material.

Parece brincadeira, mas não é.
Vejo muitos erros em vídeo conferências que poderiam ser facilmente previstos. Um deles é quando a vídeo conferência é feita por smartphone. Existe um tripé pequeno para esta finalidade, basta colocá-lo em cima de uma mesa ou algum móvel. Sempre na horizontal, na altura dos olhos.

Quem possui um câmera DSLR tem a vantagem de utilizar recursos que quando conectadas a um computador, podem substituir as webcams convencionais que deixam a desejar em questão de qualidade de imagem e principalmente ajustes de brilho e contraste.

Muitos amigos me ligaram neste período pedindo conselhos de equipamentos e acessórios de iluminação. Quando fui pesquisar naquele momento, os equipamentos estavam em falta e com o preço bem alto, até mesmo os mais convencionais de lâmpada fluorescente, que hoje em dia estão se tornando obsoletos.

Uma coisa é certa, a quarentena deu a oportunidade e muita inspiração para que todos conseguissem redecorar e equipar seus lares. É muito bom investir no seu local de trabalho, ainda mais em sua casa. Pense na cenografia, quais objetos valem mesmo a pena aparecer em sua cena. Cheguei a receber um vídeo de um aluno da área de processamento de dados, parecia que ele estava na cozinha da avó dele, com barulho de louça lavando e um quadrinho estranho atrás dele. Talvez, fosse mais adequado que estivesse na sala?

Então se trata de certas boas maneiras parecidas com a mesma situação caso fosse receber uma visita importante em uma empresa ou até mesmo em sua casa. Trajes corretos, local arrumado, boa iluminação, enquadramento e postura. A água e o cafézinho continuarão sempre bem vistos numa caneca bacana com a sua logomarca ou o time de coração.

xandros13

Bacharel em Publicidade & Propaganda | Cinegrafista | Editor de Vídeo | Motion Designer | Tecnólogo em Jogos Digitais | Ideador

Deixe um comentário